A Autorização da Anvisa para Importação de Produtos Derivados da Cannabis é um documento obrigatório para todo paciente que irá importar remédios como o Canabidiol, por exemplo.
É permitido por lei importar medicações de Cannabis no Brasil, pela resolução 660 da Anvisa.
Isso significa que você pode comprar de medicações de empresas de outros países e elas vão ser enviadas diretamente para a sua casa no Brasil.
Também é possível achar produtos de Canabidiol em farmácias, mas de uma maneira geral, médicos optam por indicar medicações importadas aos pacientes.
O que acontece porque, para muitos médicos, as medicações importadas são mais vantajosas a nível de qualidade e custo x benefício.
A Autorização é válida por 2 anos e fica pronta imediatamente após o paciente inserir dados do seu endereço, informar qual a empresa que irá comprar a medicação e qual foi o médico que prescreveu o remédio.
Ao final do formulário, o documento fica disponível para download no fim da página.
Sem mais delongas, neste texto vamos te apresentar, com imagens e instruções, um passo a passo de como conseguir a Autorização da Anvisa para a importação do Canabidiol.
Qual a diferença do Canabidiol importado para o Canabidiol nacional
Antes de mais nada, é importante que você saiba que é possível ter acesso ao Canabidiol também produzido no Brasil, feito por associações de pacientes.
Existem associações muito famosas e que tem medicamentos de Cannabis Medicinal de muita qualidade, como a Abrace, a Apepi e a Santa Cannabis, por exemplo.
De uma maneira geral, os produtos importados normalmente são mais concentrados, mais padronizados e voltados para o custo x benefício para o tratamento medicinal.
Enquanto que o Canabidiol nacional possui a vantagem de uma logística mais fácil e menor custo de frete.
O acesso via importação é mais comum e estabilizado no Brasil, atendendo a um maior volume de pacientes e sendo mais indicado por médicos.
O paciente deverá seguir a opção orientada pelo seu médico de confiança.
Como conseguir a Autorização da Anvisa para o uso de Canabidiol
Para tirar o documento de autorização de importação para o uso do Canabidiol, o paciente deve estar logado no portal gov.br.
1- O primeiro passo é acessar o link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-autorizacao-para-importacao-excepcional-de-produtos-a-base-de-canabidiol
E clicar no botão “Iniciar” como aparece na imagem abaixo:
Após clicar em iniciar, o portal irá pedir autorização para o uso de dados pessoas, o próximo passo é clicar em “Autorizar”
Na próxima tela, basicamente o solicitante deve conferir os dados e preencher informando o município em que reside. Ao final, clicar no botão “Prosseguir”
Na próxima tela, o paciente deve colocar no Tipo de Solicitação a “Inicial” caso seja para primeira compra. E na sequência, marcar a opção onde diz “O Solicitante é o próprio paciente” em caso da própria pessoa da autorização ser o solicitante.
O paciente deve completar a tela, preenchendo informações de CEP, Celular e conferir os outros campos.
Na próxima tela, o paciente deverá clicar na lupa para inserir o nome da empresa descrita na receita médica. Será a empresa que o paciente irá comprar a medicação.
Existem diversas empresas que o paciente pode importar, podemos dar destaque a duas grandes: a Lazarus Naturals e a Canna River.
Por último, será o momento de inserir as informações do médico prescritor.
O cadastro pede as seguintes informações do médico:
- Nome
- CRM
- Especialidade
- Estado
- Município
- Telefone Fixo
Por último, o paciente deve anexar a receita em pdf, clicando no clipe que vem logo na sequência.
Feito isso, é só prosseguir.
Na página seguinte, o solicitante deve clicar para “Enviar Solicitação”
Aí é só rolar até o final da página e fazer o download da Autorização clicando no botão indicado pela seta abaixo:
Pronto, esse é um processo obrigatório, exigido pela Anvisa para a importação de produtos de Canabidiol.
Veja abaixo outras informações relevantes sobre o tema.
Quanto tempo demora para chegar?
As importadoras podem demorar tempos variados para entregar a medicação, mas atualmente, os produtos têm sido entregues por empresas na casa dos pacientes entre 14 e 21 dias.
Qualquer médico pode receitar o Canabidiol?
Sim, na verdade, qualquer médico ou dentista pode prescrever o Canabidiol para diversas condições de saúde.
Pode levar Canabidiol no avião?
Sendo um voo nacional, o paciente que estiver devidamente autorizado pela Anvisa e com receita médica válida, poderá levar o Canabidiol consigo.
No entanto, para viagens internacionais, é válido consultar o país de destino com antecedência para não ter que enfrentar problemas desnecessários.
Como comprar o Canabidiol em farmácia?
Você pode pensar que faz mais sentido ir em uma farmácia para comprar o Canabidiol do que ter que preencher um formulário, ter um custo alto de frete e ainda demorar mais 15 dias para ter acesso a medicação. Afinal, seria muito melhor poder comprar na farmácia.
E até, existem medicamentos de Cannabis nas farmácias, são vendidos legalmente pela RDC 327 da Anvisa.
Porém, os produtos de Cannabis Medicinal vendidos em farmácias costumam ser muito mais caro do que os importados através da RDC 660.
Sendo assim, para muitos, o melhor caminho é o produto importado através da RDC 660 da Anvisa, através deste formulário, que foi apresentado aqui no texto.
Qual o preço do Canabidiol?
O preço de um produto de Canabidiol pode variar bastante a depender da concentração da medicação e da empresa fabricante. Você pode encontrar produtos importados a partir de R$310,00 com frete, necessário ver a medicação indicada para cada paciente.
A medicação é indicada pelo médico que atender o paciente.
Se quiser saber mais sobre preços de remédios de canabidiol, clique aqui.
Esperamos ter ajudado a tornar o processo de ter a Autorização da Anvisa mais fácil e prático.
Se tiver interesse em uma consulta com médico prescritor de Canabidiol, entre em contato com a Fito Canábica.